Postado em 05 de Dezembro de 2016 às 08h40

Uma seleção de Chás Japoneses!

Dicas (29)
Chá Verde De maneira geral, todos os chás típicos do Japão são verdes, ou seja, o processamento das folhas é feito de forma rápida, para evitar o processo de fermentação natural. O...

De maneira geral, todos os chás típicos do Japão são verdes, ou seja, o processamento das folhas é feito de forma rápida, para evitar o processo de fermentação natural.

O sabor característico do Chá Verde japonês é resultado do processo no qual as folhas são passadas no vapor, o que evita a oxidação, preserva a cor natural da folha e um sabor suave com fundo amargo. Em seguida, as folhas são enroladas, desidratadas e posteriormente picadas ou moídas, transformando-se no chá que encontramos no mercado.

Gyokuro – Conhecido como “orvalho precioso” ou “joia do Chá Verde”, é o chá da mais alta qualidade e produz um néctar amarelo vivo, muito aromático, pouco amargo e com traços adocicados. Também é o mais caro.

Matcha – É o chá usado na cerimônia do chá, que também é tomado em ocasiões informais e servido em casas de chá estilo tradicional. A própria folha do chá é transformada em pó bem fino e verde, sendo dissolvida em água quente com instrumentos especiais. É um chá extremamente amargo, para ser acompanhado por um doce típico japonês.

Sencha – Chá de qualidade média, é feito com as folhas do auge da safra (80% da produção de chá do Japão destina-se ao sencha, que é preferência nacional). Ele produz um néctar amarelo, de sabor levemente amargo e aromático.

Bancha – Também conhecido como “chá de colheita tardia”, é feito com as folhas do final da safra, maiores e um pouco duras. Era antigamente considerado o chá mais popular e barato, por produzir um néctar amarelo claro de sabor mais fraco que o sencha. Com sabor mais discreto, tornou-se o preferido pelos idosos e pelas crianças.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Hospital Nipo

Veja também

Chá Verde para todos os gostos!10/04/17 O Chá Verde é conhecido milenarmente por ser um aliado da saúde. Sua principal característica é possuir flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os danos casados pelos radicais livres no organismo. O Chá Verde acelera o metabolismo e aumenta a oxidação da gordura, atuando como coadjuvante para auxiliar no emagrecimento. A......
Curiosidades sobre o Chá!12/06/17 1. O sachê de Chá foi criado no início do século XX pelo comerciante nova-iorquino Thomas Sullivan e um pouco por acaso. Enviar amostras de Chá aos seus clientes em latas de metal começou a revelar-se muito dispendioso......
Confira mitos e verdades sobre o Chá Verde!05/09/16 A nutricionista e personal diet Karla Oliveira explica responde aos principais mitos e verdades sobre a bebida. O consumo de Chá Verde pode auxiliar na perda de peso! Verdade. Os flavonóides presentes no Chá Verde possuem a......

Voltar para Notícias