Postado em 05 de Dezembro de 2016 às 08h40

Uma seleção de Chás Japoneses!

Dicas (28)
Chá Verde De maneira geral, todos os chás típicos do Japão são verdes, ou seja, o processamento das folhas é feito de forma rápida, para evitar o processo de fermentação natural. O...

De maneira geral, todos os chás típicos do Japão são verdes, ou seja, o processamento das folhas é feito de forma rápida, para evitar o processo de fermentação natural.

O sabor característico do Chá Verde japonês é resultado do processo no qual as folhas são passadas no vapor, o que evita a oxidação, preserva a cor natural da folha e um sabor suave com fundo amargo. Em seguida, as folhas são enroladas, desidratadas e posteriormente picadas ou moídas, transformando-se no chá que encontramos no mercado.

Gyokuro – Conhecido como “orvalho precioso” ou “joia do Chá Verde”, é o chá da mais alta qualidade e produz um néctar amarelo vivo, muito aromático, pouco amargo e com traços adocicados. Também é o mais caro.

Matcha – É o chá usado na cerimônia do chá, que também é tomado em ocasiões informais e servido em casas de chá estilo tradicional. A própria folha do chá é transformada em pó bem fino e verde, sendo dissolvida em água quente com instrumentos especiais. É um chá extremamente amargo, para ser acompanhado por um doce típico japonês.

Sencha – Chá de qualidade média, é feito com as folhas do auge da safra (80% da produção de chá do Japão destina-se ao sencha, que é preferência nacional). Ele produz um néctar amarelo, de sabor levemente amargo e aromático.

Bancha – Também conhecido como “chá de colheita tardia”, é feito com as folhas do final da safra, maiores e um pouco duras. Era antigamente considerado o chá mais popular e barato, por produzir um néctar amarelo claro de sabor mais fraco que o sencha. Com sabor mais discreto, tornou-se o preferido pelos idosos e pelas crianças.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Hospital Nipo

Veja também

Nascimento do Chá Preto e Chá Verde15/04 Você, com toda a certeza, já deve ter provado uma dessas duas versões da bebida quente. Mas, saberia dizer de onde elas vêm? O chá preto e o chá verde têm origem no lugar em que toda esta história com a bebida começou: a China. E, apesar de diferentes, ambos vêm de uma mesma planta: a “Camélia da China”. O arbusto chamado......
Dicas para Consumir Chá Verde!08/08/16 Você não quer abrir mão dos benefícios do Chá Verde, mas já se cansou de sua forma tradicional de preparo? Então, confira abaixo algumas maneiras diferentes de consumi-lo, listadas no site da revista......
Dicas para melhorar seu chá09/09 Temperatura da água Esse é um dos detalhes mais importantes para o preparo do chá perfeito. Por isso, respeite a temperatura indicada no rótulo do chá, se houver. A nossa dica é simples: para chás mais......

Voltar para Notícias