Postado em 22 de Fevereiro de 2018 às 09h56

O que é melhor para emagrecer: chá verde ou café verde?

O seu copo de chá ou cafezinho pode realmente ajudar no seu processo de emagrecimento. Mas se você deseja queimar as famosas gordurinhas, qual deles será o mais eficiente?

Quando o assunto é perder peso, nenhuma pílula mágica ou pó milagroso pode substituir o combo: atividade física e alimentação saudável. A boa notícia é que você sempre pode contar com a ajuda de alguns alimentos que ajudam a turbinar o seu metabolismo e acelerar o emagrecimento. O chá verde e o café verde estão nesta lista.

Há séculos, o chá verde é utilizado pelos orientais. Além de ser uma bebida saudável, ele ainda contém alta concentração de antioxidantes, protege o coração e ainda facilita a perda de peso. Os dois componentes responsáveis pelos benefícios são: as catequinas, que fornece a maioria dos antioxidantes, e a cafeína, responsável por acelerar o metabolismo.

O ácido clorogênico, presente no extrato, impede que o organismo utilize o açúcar dos alimentos como fonte de energia. Assim, o corpo é obrigado a utilizar o estoque de gordura como combustível. E ainda tem cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo. Contudo, até o momento, somente um estudo revelou o efeito do café na perda de peso. A pesquisa, publicada no Journal of Medical Research International, descobriu que quando o extrato foi adicionado ao café, os voluntários perderam, em média, de quase 5 Kg em 12 semanas. Embora os resultados sejam promissores, novos estudos são necessários para determinar a real eficácia da substância para o emagrecimento.

Na batalha entre os poderosos aliados, o chá verde é o grande vencedor, principalmente pela quantidade de substâncias que ajudam a acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, emagrecer. “O chá dispara nessa disputa, justamente por sua alta concentração de fitoquímicos benéficos, como os compostos fenólicos (ácido clorogênico), que estimulam a queima de gordura”, revela Luciano Bruno, nutricionista de Piracicaba (SP). Se ainda estava na dúvida em qual dos dois apostar, já sabe: vá de chazinho. 

Fonte: Boa Forma

Veja também

Folhas inteiras, quebradas ou trituradas30/07/18 Que tipo de chá você costuma preparar, de folhas inteiras, de folhas quebradas ou de folhas trituradas? Muita gente ainda não sabe, mas existem grandes diferenças entre elas que acabam influenciando no sabor, no aroma e, por que não, na experiência que se tem com a bebida. Os chás de folhas inteiras e de folhas quebradas, utilizados nas infusões, são......
O que é o Chá Verde?03/04/17 O Chá Verde provém de uma planta nativamente asiática chamada Camellia Sinensis. Outros chás também derivam destas plantas, como o Chá Preto, o Chá Branco e o Chá Vermelho. O que torna o Chá Verde......
Mais razões para se render ao Chá Verde02/10/17 Quando se procura um estilo de vida mais saudável há uma tendência comum em quase todas as pessoas: a inclusão de chás e infusões na rotina alimentar diária. O consumo deste tipo de bebidas não......

Voltar para Notícias