Postado em 15 de Abril às 15h08

Nascimento do Chá Preto e Chá Verde

Dicas (26)

Você, com toda a certeza, já deve ter provado uma dessas duas versões da bebida quente. Mas, saberia dizer de onde elas vêm? O chá preto e o chá verde têm origem no lugar em que toda esta história com a bebida começou: a China. E, apesar de diferentes, ambos vêm de uma mesma planta: a “Camélia da China”.

O arbusto chamado Camellis sinensis é a origem dos chás considerados clássicos (preto, verde, branco etc.). Os demais são misturas ou blends com estas “ervas base” ou infusões de folhas, raízes, caules e outras partes de algumas plantas, como é o caso da cidreira, do boldo e de muitos outros. No caso do preto e verde, o que muda é o processo de fermentação presente no primeiro, que oxida as folhas e as deixa com a tonalidade mais escura.

Apesar de ter aparecido pela primeira vez na China e em seus escritos, o Japão também teve papel importante na difusão do chá. Diz a lenda que monges budistas japoneses foram para as terras chinesas a fim de estudar e, em seu retorno, trouxeram folhas da Camellis como presente ao imperador Sh?mu.

Seja preto ou verde, o consenso que se chega é que ambos são ótimos aliados para a sua saúde! O primeiro, por exemplo, é altamente antioxidante, auxiliando na imunidade, protegendo contra o câncer e contra doenças do coração. Também é indicado para quem possui pressão alta, problemas de entupimento de artérias e para os preocupados com celulites e com o envelhecimento precoce.

Já o chá verde também ajuda o sistema imunológico, mantem o corpo hidratado, diminui o risco de doenças do coração e pode até reduzir tumores.

Fonte: MexidodeIdeias

Veja também

Chá Verde em Cápsulas Funciona?10/07/17 O chá verde oferece muitos benefícios ao corpo. Ele possui uma alta concentração de catequinas, um poderoso antioxidante que elimina toxinas nocivas do corpo e pode ajudar a prevenir o câncer. Além disso, sua grande concentração de cafeína faz com que ele possa ser considerado um estimulante, além de poder ajudar na queima de calorias. Segredo da......
Aspectos funcionais das catequinas do Chá Verde!27/02/17 O Chá Verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas. A maioria dos polifenóis do......
O chá verde e suas ações como quimioprotetor26/01/18 Wanderlei Schmitz; Alexandre Yukio Saito; Dirceu Estevão; Halha Ostrensky Saridakis Resumo O chá verde e o chá preto são preparados com folhas da mesma planta, Camellia sinensis. O chá preto é responsável......

Voltar para Notícias