Postado em 05 de Setembro de 2016 às 13h24

Confira mitos e verdades sobre o Chá Verde!

Dicas (28)
Chá Verde A nutricionista e personal diet Karla Oliveira explica responde aos principais mitos e verdades sobre a bebida. O consumo de Chá Verde pode auxiliar na perda de peso! Verdade. Os flavonóides presentes no Chá...

A nutricionista e personal diet Karla Oliveira explica responde aos principais mitos e verdades sobre a bebida.

O consumo de Chá Verde pode auxiliar na perda de peso!
Verdade. Os flavonóides presentes no Chá Verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.

O Chá Verde não deve ser adoçado!
Parcialmente verdade. Não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçante sintético para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural.

Beber Chá Verde é o mesmo que consumir água!

Mito. Além da cafeína, o Chá Verde contém outras substâncias benéficas para o organismo. A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonóides, que fazem bem para circulação sanguínea.

Só deve beber Chá Verde quem quer emagrecer!
Mito. Estudos já mostraram que o consumo regular do Chá Verde pode fazer bem à saúde. Pesquisas apontam que a bebida tem influência positiva no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias.

Não existem contraindicações para o consumo de Chá Verde!

Mito. Pessoas portadoras de doenças cardíacas, hipertensos e grávidas não devem consumir o Chá Verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequências cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.

Uma xícara de Chá Verde junto às refeições é o suficiente para a perda de peso!
Mito. Segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o Chá Verde tem o poder de aumentar em 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias.

Os chás de saquinho e o efervescente são eficientes como a erva natural!

Verdade. Os chás de saquinho ou na versão efervescente possuem as mesmas substâncias provenientes das folhas da erva Camelia sinensis, mas em concentrações diferentes da erva natural, que é mais poderosa. Procure adquirir produtos feitos a partir de folhas frescas, que possuem maior potencial de ação.

A ação da bebida no organismo não tem relação com a sua forma de preparo!
Mito. A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 grama de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80°C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo.

Para auxiliar no emagrecimento, posso beber Chá Verde o dia todo!

Parcialmente verdade. Rico em cafeína, o chá pode interferir na qualidade do sono, principalmente, no caso de pessoas que já apresentam tendência para insônia. Considerada uma bebida estimulante, ela não deve ser consumida à noite. 

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Gnt/Globo

Veja também

Folhas inteiras, quebradas ou trituradas30/07/18 Que tipo de chá você costuma preparar, de folhas inteiras, de folhas quebradas ou de folhas trituradas? Muita gente ainda não sabe, mas existem grandes diferenças entre elas que acabam influenciando no sabor, no aroma e, por que não, na experiência que se tem com a bebida. Os chás de folhas inteiras e de folhas quebradas, utilizados nas infusões, são......
Chá Verde para todos os gostos!10/04/17 O Chá Verde é conhecido milenarmente por ser um aliado da saúde. Sua principal característica é possuir flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os danos casados pelos radicais livres no......
Nascimento do Chá Preto e Chá Verde15/04/19 Você, com toda a certeza, já deve ter provado uma dessas duas versões da bebida quente. Mas, saberia dizer de onde elas vêm? O chá preto e o chá verde têm origem no lugar em que toda esta história com a......

Voltar para Notícias