Postado em 29 de Agosto de 2016 às 15h31

Chá Verde benefícios e efeitos colaterais!

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Chá Verde O Chá Verde é assim chamado porque, diferentemente do chá preto, a planta sofre pouca oxidação durante o processo, mantendo características próprias. Alguns outros chás são...

O Chá Verde é assim chamado porque, diferentemente do chá preto, a planta sofre pouca oxidação durante o processo, mantendo características próprias. Alguns outros chás são vendidos como Chá Verde, porém, apenas o chá da planta camellia sinensis pode, de fato ser chamado de Chá Verde. No Japão, é a bebida mais consumida, superando refrigerantes ou outros chás, embora sua origem não seja japonesa, como se costuma pensar. Surgiu originalmente na China, sendo levada ao Japão por monges. Tornando-se conhecida no ocidente há alguns anos, devido aos muitos efeitos benéficos para a saúde. 

Estudos confirmam que o chá possui, em sua composição: Manganês, Potássio, Ácido Fólico, além das vitaminas C, K, B1 e B2, sendo, por isso, considerado um alimento funcional. O Chá Verde concentra níveis elevados de polifenóis e catequinas, substâncias capazes de bloquear as alterações celulares que originam os tumores, assim como combater radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento, além de reduzir o LDL (colesterol ruim), melhorando as condições das veias e artérias e prevenindo doenças cardiovasculares. Esse chá também tem efeito anti-séptico e adstringente devido ao tanino na sua composição, sendo usado inclusive em cremes e nas limpezas de peles oleosas. Recentes estudos mostraram que, usado em creme, o Chá Verde melhora a defesa das células contra raios ultravioletas.

Como o Chá Verde acelera o metabolismo, realmente tem efeito emagrecedor, justamente por isso, torna-se um perigo às pessoas que buscam dietas milagrosas ou fazem coisas impensadas para perder peso rapidamente, pois estas costumam abusar do consumo diário, pensando que quanto mais, melhor! O que é um grande erro, já que seu uso indiscriminado ou em altas doses, pode ser muito mais prejudicial do que benéfico em muitos casos!

A dose diária deve ser observada, devido à presença de cafeína no chá, que pode aumentar a pressão arterial e causar náuseas e dor de cabeça. Pelo mesmo motivo, não é recomendado às gestantes e pessoas cardíacas ou com problemas de hipertensão, insônia, gastrite, problemas renais, hipertireoidismo, ansiedade e taquicardia, pois acelera o metabolismo. Pessoas com deficiência de ferro também devem evitar o consumo do chá, já que o tanino inibe a absorção do mineral.

Não é aconselhado adicionar no Chá Verde açúcar, adoçantes ou leite (que prejudica seu poder antioxidante) e seu preparo também exige um cuidado: Deve-se fazer uma infusão das folhas com água quase fervente e deixar por, pelo menos cinco minutos.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Blogodorium

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