Postado em 09 de Fevereiro de 2018 às 10h43

Benefícios e os cuidados na hora do consumo de Chá Verde

Benefício (53)

O gosto dele é um pouco amargo, de fato, mas a ciência já provou que vale a pena fazer careta pelo monte de vantagem que o chá verde pode fazer pela sua saúde. "Ele contém quantidades consideráveis de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo", explica a nutricionista Daniela Jobst.

- Horários para o chá:

Deve-se sempre cuidar da hora que vai tomar esse tipo de chá. Assim como o café, o chá verde não deve ser tomado antes de dormir e depois das refieções. A cafeína presente nesse chá tem fatores energizantes e podem prejudicar a absorção de ferro e vitamina C pelo organismo.

- Chá Verde a granel é mais eficiente que em sachê:

O chá verde é preparado a partir brotos e folhas de uma erva chamada Camellia sinensis. O chá em saches normalmente são produzidos através do caule, enquanto que a granel possui em grande maioria as folhas do chá aumentando assim suas propriedades.

- Solução para o gosto amargo:

Uma solução para acabar com o sabor forte do chá é adicionar alguns outros ingredientes à receita. Uma boa dica é acrescentar duas colheres de sopa de mel, que deixará o chá com um sabor mais adocicado.

Outra opção é bater o chá no liquidificador com frutas, como morango, amora, maçã verde, laranja e uva. Ou simplesmente adicionar as frutas, gotas de limão ou ervas mais suaves (como hortelã e capim cidreira) na hora da infusão.

- Chá Verde acelera o metabolismo?

O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo. A temperatura do chá não interfere no resultado, podendo ser quente ou fria.

- Chá como fortalecedor do sistema imunológico:

O chá verde contém polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico. Todas essas substâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.

- Contraindicações:

O chá verde é um poderoso aliado da boa saúde. Mas, algumas pessoas devem consultar um médico e/ou nutricionista antes de inclui-lo na dieta. O uso do chá não é recomendado para gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas. Ele pode interagir com alguns remédios comumente ingeridos por esse grupo de pessoas.

Fonte: MinhaVida

Veja também

3 formas diferentes para fazer chá gelado12/11/18 Com a onda de calor que está vindo, uma ótima alternativa é preparar a versão gelada do chá, que hidrata, refresca e faz bem à saúde, devido aos antioxidantes, minerais e nutrientes naturais presentes nas ervas. Existem diferentes métodos de preparar um chá gelado, cada um proporciona um sabor e uma experiência diferente. Você pode......
Confira mitos e verdades sobre o Chá Verde!05/09/16 A nutricionista e personal diet Karla Oliveira explica responde aos principais mitos e verdades sobre a bebida. O consumo de Chá Verde pode auxiliar na perda de peso! Verdade. Os flavonóides presentes no Chá Verde possuem a......
O Chá Verde na China!29/05/17 O primeiro copo umedece meus lábios e garganta. A segunda assusta minha solidão, o terceiro penetra meu interior fértil, nada mais do que cerca de cinco mil volumes de ideogramas lunáticos. A quarta taça cria um leve......

Voltar para Notícias