Postado em 07 de Agosto de 2017 às 08h04

Benefícios do Chá Verde para a saúde do coração!

Benefício (53)
Chá Verde O chá verde é usado como remédio por milhares de anos. Originado na China mas usado por toda a Ásia, essa bebida tem uma grande varidade de usos. Segundo estudos recentes o Chá Verde pode...

O chá verde é usado como remédio por milhares de anos. Originado na China mas usado por toda a Ásia, essa bebida tem uma grande varidade de usos.

Segundo estudos recentes o Chá Verde pode ajudar no revestimento dos vasos sanguíneos, trabalhando para mantê-los relaxados e aguentar melhor as mudanças na pressão sanguínea. É possível também que ele possa proteger contra a formação de coágulos, uma das causas primárias de ataques cardíacos.

Um estudo envolvendo mais de 40.000 pessoas, no Japão, sugere que a bebida pode reduzir o risco de derrame, mas não salva ninguém do câncer. Os autores do estudo dizem que suas descobertas poderão explicar por que os japoneses morrem menos de ataque cardíaco e derrame que os americanos. 

Já o Instituto Nacional do Câncer dos EUA diz que estudos sobre o chá e a prevenção de câncer em seres humanos tiveram resultados contraditórios, mas ainda há esperança. Os que bebiam mais chá verde tinham menos chance de morrer de problemas cardiovasculares do que os que bebiam pouco, mas as chances de morrer de câncer não foram alteradas pelo volume de consumo.

Como o consumo de chá verde é popular entre japoneses de todas as classes sociais, a pesquisa parece refutar uma crítica feita a trabalhos anteriores - de que os consumidores do chá são pessoas mais ricas e mais preocupadas com a saúde, fatos que poderiam distorcer os resultados.

A despeito disso, os bebedores de grandes quantidades de chá que tomaram parte no estudo também tinham a tendência de comer mais frutas e verduras, e esse tipo de dieta também pode reduzir o risco cardiovascular, disse John Folts, um professor de Medicina.

"Além de proteger o coração, os flavonoides bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores", diz a nutricionista funcional Camila Duran, da Clínica Pedrinola & Rascovski.

Só tome cuidado com os exageros. A nutricionista Camila Duran ressalta que pessoas sensíveis à cafeína podem sofrer com dores de cabeça, irritação e mau humor, caso percam o limite nas doses. E nunca beba o chá após as refeições (a cafeína prejudica a absorção do ferro e da vitamina C pelo organismo) e nem à noite, a fim de evitar transtornos do sono.

Fonte: Jornal Hoje, Saúde Melhor, Estadão e Minha Vida

Veja também

Inclua o Chá Verde no seu cardápio diário!15/05/17 Investigações em populações asiáticas demonstram que o consumo de Chá Verde pode estar associado à diminuição dos riscos para doenças cardiovasculares. A medicina chinesa tradicional o considera benéfico para a saúde por suas propriedades antioxidantes, anti-hipertensivas, antidiabéticas e antimutagênicas. Dentre as......
Nutricionista fala sobre os Benefícios do Chá Verde!06/03/17 O Chá Verde é feito de uma planta chamada Camellia Sinensis, rica em flavonóides, catequinas e cafeína, substâncias que ajudam o organismo a gerar mais energia, caracterizando-as como termogênicas. O chá ainda......
Chá para o verão!18/12/17 Como sua constituição é basicamente água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. O bom dos chás, em especial dos chás mate, preto e verde, são os flavonóides, que......

Voltar para Notícias