Postado em 27 de Fevereiro de 2017 às 10h02

Aspectos funcionais das catequinas do Chá Verde!

Benefício (53)
Chá Verde O Chá Verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas. A maioria dos...

O Chá Verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas. A maioria dos polifenóis do Chá Verde se apresentam como flavanóis, e dentre estes, predominam as catequinas. As quatro principais catequinas do Chá Verde são epicatequina, 3-galato de epicatequina, epigalocatequina e 3-galato de epigalocatequina.

Vários estudos recentes, além de revelarem o papel do Chá Verde na diminuição de gordura corporal, têm atribuído também uma série de benefícios à saúde a esta bebida. 

Uma típica bebida de Chá Verde, preparada em uma proporção de 1 grama de folhas para 100mL de água por 3 minutos de fervura, geralmente, contém cerca de 35-45 mg/100mL de catequinas e 6 mg/100mL de cafeína, dentre outros constituintes.

Entre uma variedade de efeitos benéficos do Chá Verde, grande atenção tem sido dada à redução da gordura corporal. Evidências sugerem que o extrato do Chá Verde contendo 25% de galato de epigalocatequina possa colaborar na redução do apetite e aumentar o catabolismo de gorduras.

A redução de gordura corporal tem sido relatada como fator importante para a melhora do quadro de obesidade, e dentre os fatores envolvidos neste processo, a utilização do Chá Verde tem se mostrado partícipe. Os possíveis efeitos benéficos do consumo do Chá Verde para a saúde tem sido sugeridos em alguns estudos experimentais e epidemiológicos. Adicionalmente, ainda não existe um consenso quanto à dose e ao modo de administração ideal da utilização deste tipo de chá para o tratamento ou a prevenção de obesidade.

Finalmente, com o objetivo de obter redução de gordura corporal torna-se importante aliar o consumo do Chá Verde a um plano alimentar equilibrado, além da prática frequente de atividade física, consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Referência:

LAMARÃO, Renata da Costa; FIALHO, Eliane. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Revista de Nutrição, Campinas, v. 22, n.02, mar./abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 mai. 2016.

Veja também

Antirressaca: chá verde ajuda a eliminar toxinas mais rapidamente26/03/18 Se você exagerou, bebeu demais, comeu alimentos que não lhe fizeram bem e ficou na maior ressaca, saiba que uma alimentação desintoxicante pode ajudar a diminuir o mal-estar e amenizar o estrago. Para que o organismo se recupere de tanta agressão, é importante haver nos dias seguintes um repouso e uma alimentação adequada à base de alimentos e......
Inclua o Chá Verde no seu cardápio diário!15/05/17 Investigações em populações asiáticas demonstram que o consumo de Chá Verde pode estar associado à diminuição dos riscos para doenças cardiovasculares. A medicina chinesa tradicional o......
Você sabe por que o Chá Verde se chama assim?27/03/17 Você já sabe que o Chá Verde pode auxiliar no emagrecimento desde que tenha bons hábitos alimentares, mas você sabe por que ele recebeu esse nome? Saiba que não é exclusivamente por causa da sua cor, mas sim em......

Voltar para Notícias