Postado em 12 de Junho de 2017 às 10h52

Curiosidades sobre o Chá!

Dicas (29)
Chá Verde 1. O sachê de Chá foi criado no início do século XX pelo comerciante nova-iorquino Thomas Sullivan e um pouco por acaso. Enviar amostras de Chá aos seus clientes em latas de metal começou a...

1. O sachê de C foi criado no início do século XX pelo comerciante nova-iorquino Thomas Sullivan e um pouco por acaso. Enviar amostras de Chá aos seus clientes em latas de metal começou a revelar-se muito dispendioso e Thomas Sullivan resolveu embrulhar as folhas em pequenos sachês de gaze. Os clientes, um pouco confusos com a apresentação do Chá, lançaram o sachê para dentro da água a ferver e o resto, como se costuma dizer, é história.

2. A China e a Índia são os maiores produtores de Chá no mundo.

3. O iced tea nasceu nos Estados Unidos aquando da St. Louis World’s Fair em 1904. Richard Blechynden participou na feira como forma de promover o seu Chá e quando uma vaga de calor assola a região, Richard Blechynden teve a ideia de adicionar gelo ao seu chá quente e assim nasceu o iced tea.

4. Existem cerca de 3 mil variedades de Chá.

5. Durante a 2ª Guerra Mundial, os soldados britânicos faziam uma pausa nas batalhas para saborearem uma chávena de Chá.

6. No Tibete, o Chá é praticamente considerado uma bebida sagrada.

7. Vários estudos científicos apontam para o facto dos homens em países asiáticos que consomem chá-verde regularmente apresentarem menos casos de cancro da próstata.

8. O Chá Preto é o tipo de Chá mais produzido, consumido e exportado em todo o mundo.

9. A maioria da cafeína existente no Chá é libertada após os primeiros 30 segundos de infusão, o que significa que quem pretende um chá com menos cafeína, pode deitar fora essa água e acrescentar água quente fresca.

10. Todo e qualquer tipo de Chá é proveniente de uma única espécie de planta a Camellia Sinensis. O que varia é o processo de crescimento e a oxidação ou não das folhas.

11. Uma planta Camellia Sinensis pode chegar a uma altura de 9 metros se não for devidamente cuidada.

12. Uma planta Camellia Sinensis pode produzir folhas de Chá durante cerca de 50 anos.

13. Entre 1608 (ano em que o chá aparece na Europa pela primeira vez) e 1850, a China era o principal exportador de chá para o mundo ocidental.

14. O sachê de Chá mais caro de todos os tempos foi produzido pela empresa britânica de chá PG TIPS aquando do seu 75º aniversário o sachê continha uma edição limitada de folhas de Chá premium e 280 diamantes. Custava €8,575 | R$20,050 e o seu valor reverteu a favor de um hospital para crianças no Reino Unido.

15. O termo “colher de chá” tem tudo a ver com Chá como o tamanho da colher era perfeito para medir chá solto, ficou conhecida como “teaspoon” ou colher de Chá.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Casa do Chá

Veja também

Dicas para melhorar seu chá09/09/19 Temperatura da água Esse é um dos detalhes mais importantes para o preparo do chá perfeito. Por isso, respeite a temperatura indicada no rótulo do chá, se houver. A nossa dica é simples: para chás mais delicados, como branco e o verde, utilize a temperatura entre 60 e 80 graus. Os mais encorpados, como preto, oolong ou infusões (de ervas secas, como......
Uma seleção de Chás Japoneses!05/12/16 De maneira geral, todos os chás típicos do Japão são verdes, ou seja, o processamento das folhas é feito de forma rápida, para evitar o processo de fermentação natural. O sabor característico......
10 Maneiras de consumir Chá Verde! 05/06/17 A fama do Chá Verde não é a troco de nada. Estudos o relacionam à prevenção do envelhecimento precoce e do câncer, diminuição do colesterol e melhorias cardíacas. Quer lançar......

Voltar para Notícias